Conferencia Internacional sobre o consume de Alcool e Drogas

21-02-2015 14:19

Executivo defende medidas no combate ao consumo de drogas

 

Executivo defende medidas no combate ao consumo de drogas

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Mangueira, defendeu ontem, em Luanda, a participação de todos os sectores da sociedade no combate ao consumo excessivo de álcool e drogas.Rui Mangueira disse que o consumo de álcool e drogas no país é preocupante e deve ser encarado com muita atenção. “Está comprovado que a erradicação da droga assenta numa estratégia multidisciplinar de prevenção, redução de riscos e tratamento de toxicodependentes, sobretudo em relação aos jovens”, disse o ministro na abertura da conferência internacional sobre o consumo de álcool e drogas.

Rui Mangueira defende novas formas de educação no trabalho preventivo contra o consumo excessivo de álcool e drogas, como forma de reforçar a segurança nacional, a dignidade das pessoas e desenvolver a auto-estima na juventude.

Na conferência, que decorre até amanhã sob o lema “Por uma Angola sã, livremo-nos das drogas e da toxicodependência”, numa promoção da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), o ministro defende a continuidade do programa e acções de inserção de jovens no sistema de ensino, nos centros de formação profissionais e no mercado de trabalho e o aumento dos serviços de saúde, de justiça e o apoio familiar.

Estas acções, disse o ministro, ajudam a desencorajar o consumo e tráfico de drogas. “Devemos aumentar o espaço de debate para que toda a sociedade seja chamada a participar”, disse, destacando o envolvimento das famílias e das escolas no processo.

Rui Mangueira defendeu o aumento de centros de tratamento de alcoólatras e toxicodependentes, onde a sociedade civil pode participar através de assistentes sociais. O ministro lembrou que o Executivo desenvolve o Plano Nacional de Luta Anti-Drogas, através do Instituto Nacional de Luta Anti-Droga, tutelado pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.