Libolo conserva avanço confortável
Libolo conserva avanço confortável
Foto :Mack '
24 de Agosto, 2015

O desfecho da 23ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola, deixou tudo na mesmo quanto à disputa do título, a julgar pelos empates registados nas partidas dos principais candidatos a conquista da primeira posição da prova.
O campeão e líder Recreativo do Libolo mantém a vantagem de cinco pontos sobre o Benfica de Luanda, segundo classificado. As equipas empataram pelo mesmo resultado, 1-1, diante do Petro de Luanda e ASA, respectivamente.
Quando faltam sete jornadas para o término do campeonato, as coisas continuam animadas no topo da classificação e prevalece a incerteza quanto ao provável vencedor da presente edição do Girabola.
As próximas jornadas podem ser decisivas. O Recreativo do Libolo recebe em casa o Interclube e vem a Luanda para jogar com o ASA, enquanto o Benfica de Luanda recepciona o Progresso da Lunda Sul e depois visita na cidade do Luena o FC Bravos do Maquis.
A seguir o Libolo recebe o Progresso da Lunda Sul, ao passo que o Benfica joga no Huambo diante do Recreativo da Caála. Na 27ª jornada, encarnados e libolenses medem forças em Luanda. Entre as equipas candidatas ao título, o Kabuscorp do Palanca foi a única que conseguiu se impor na jornada.
Os vice-campeões derrotaram ontem o Progresso Sambizanga, por 1-0, no Estádio Nacional da Cidadela. Com o golo apontado aos 86 minutos, Albert Meyong Ze juntou-se a Yano, avançado do Progresso, com dez tentos apontados, na liderança dos melhores marcadores da prova. Com a conquista dos três pontos, a equipa do bairro Palanca ascende à terceira posição, com 41 pontos, mantendo acesa as hipóteses matemáticas de lutar pelo o título, estando agora a nove do Recreativo do Libolo e a quatro do Benfica de Luanda. O Progresso continua intermitente no campeonato.
Em função da derrota, o Progresso baixou um lugar na classificação (de nono para a décimo). A equipa de Albano César ainda não tem resolvida a sua situação na prova, por isso é imperioso vencer os próximos jogos, para evitar a despromoção. Na zona de aflição, o Domant do Bengo, cada vez mais último, foi incapaz de travar ontem em casa o Desportivo da Huíla, ao perder por 1-0, golo apontado por Chiquinho Nambalo, aos 20 minutos da etapa inicial. O Domant não vence há 11 jornadas, após o triunfo frente ao Sporting de Cabinda, por 2-1. A formação militar da Região Sul passou de décimo primeiro para nono. No dérbi do Leste do país o FC Bravos do Maquis derrotou ontem o Progresso da Lunda Sul, por 1-0, tento marcado de penalti por Jó, aos 14 minutos do primeiro tempo. Apesar da vitória, a formação maquisarde continua na penúltima posição da tabela.
Sábado, na abertura, Sagrada Esperança e 1º de Agosto empataram sem golos, o Interclube venceu o Recreativo da Caála, por 1-0, ao passo o Sporting de Cabinda e Académica do Lobito também empataram, mas a um golo. A jornada registou cinco empates, quatro vitórias e apenas 10 golos.